Hospital público do Rio começa a fazer transplantes de órgãos em crianças

27/03/2013 - 19h36

Da Agência Brasil


Rio de Janiero - O Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, na zona oeste da capital fluminense, fez hoje (27) as primeiras consultas em crianças canditadas a transplantes de fígado e rim. Quatro pacientes vão receber os orgãos de doadores vivos. Os que apresentarem quadro clínico estável deverão fazer o transplante na próxima semana.

"É uma reviravolta no panorama medicinal no Rio de Janiero. Queremos transplantar cada vez mais e mostrar para a população que se trata de um projeto confiável. Você via pessoas indo para São Paulo com seus filhos, dizendo que não havia esse tipo de serviço no estado e que suas crianças iriam morrer. Sabemos que é pouco, mais estamos trabalhando forte nas duas pontas, com transplantes e doações", disse Rodrigo Sarlo, coordenador do Programa Estadual de Transplantes.

O hospital, que foi inaugurado este mês, é a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro exclusiva para o atendimento pediátrico. Ele também está equipado para fazer cirurgias gerais e ortopédicas, além do tratamento do câncer.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil