Governo dos Estados Unidos entrega presídio ao controle afegão

26/03/2013 - 7h53

Da BBC Brasil

Brasília – As autoridades norte-americanas entregaram o controle da prisão de Bagran ao governo do Afeganistão. O presídio era o único no país ainda sob o comando dos Estados Unidos, causando tensão entre as autoridades afegãs e norte-americanas. A cerimônia de transferência ocorreu ontem (25) durante a visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ao Afeganistão, para conversas com o presidente Hamid Karzai.

Bagram foi alvo de polêmica por ter sido palco de acusações de abusos de direitos humanos cometidos contra prisioneiros. O local recebeu o apelido de Guantánamo do Afeganistão – em referência à penitenciária de Guantánamo, localizada em território cubano, onde estão detentos norte-americanos acusados de terrorismo.

A transição de comando às forças afegãs foi adiada várias vezes, por falta de acordo em relação ao futuro dos prisioneiros considerados perigosos. Na última negociação foi definido que o Afeganistão não vai liberar detentos classificados como perigosos sem uma revisão de seus casos. Cerca de 50 prisioneiros continuarão sob custódia norte-americana.