Ministério Público denuncia soldados do Exército por morte de jovem no Complexo do Alemão

21/03/2013 - 17h29

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Dois soldados do Exército foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pela morte do adolescente Abraão da Silva Maximiano, em dezembro de 2011. A vítima foi atingida por um tiro de fuzil nas costas quando estava no Mirante da Chatuba, no Complexo do Alemão.

O jovem tinha 15 anos e não portava armas ou drogas na ocasião, de acordo com a denúncia do MPF. Os soldados vão responder pelo crime de homicídio qualificado na 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. O caso não será julgado pela Justiça Militar porque se trata de crime doloso contra a vida de um civil.

As informações foram divulgadas hoje (21), na página do MPF na internet (www.prrj.mpf.gov.br). O Comando Militar do Leste (CML) informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que está acompanhando o caso e cumprirá as determinações da Justiça.

No dia seguinte à morte do adolescente, o Exército alegou que a patrulha militar respondeu a disparos de um grupo integrados por três pessoas “suspeitas”. O caso ocorreu pouco mais de um ano depois da ocupação dos complexos do Alemão e da Penha por tropas das Forças Armadas e da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil