Inflação do aluguel diminui e fica em 0,24% na segunda prévia do mês

19/03/2013 - 9h44

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A segunda prévia de março do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, aponta uma inflação de 0,24%. O índice é inferior ao 0,34% observado na segunda prévia de fevereiro.

Com a taxa apurada na segunda prévia de março, o IGP-M acumula inflação de 8,09% no período de 12 meses e de 0,87% no ano, informou hoje (19) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A queda da inflação em março foi influenciada pelo custo da construção civil e pelos preços no atacado. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 0,98% em fevereiro para 0,2% neste mês. O Índice Nacional de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação de preços no atacado, passou de 0,27% para 0,11% no período.

Em sentido oposto, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou alta na inflação, ao subir de 0,28% na segunda prévia de fevereiro para 0,63% na segunda apuração de março. A principal contribuição para esse movimento do IPC partiu do grupo de despesas habitação, que passou de uma deflação (queda de preços) de 1,69% em fevereiro para uma inflação de 0,35% em março.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil