Escolha de sucessor de Bento XVI dificilmente sairá amanhã, indica porta-voz

11/03/2013 - 11h45

Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Vaticano –  O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, indicou hoje (11) que o sucessor do papa emérito Bento XVI não deverá ser escolhido amanhã (12), quando começa o conclave. Em tom bem-humorado, Lombardi indicou a tendência ao descrever como será emitida a fumaça, que  ocorre após cada votação. “Provavelmente, a fumaça escura deverá durar alguns minutos [amanhã]”, disse ele, ao fazer um balanço sobre a décima e última reunião que antecede o conclave, realizada hoje.

O porta-voz referiu-se à emissão da fumaça, na Capela Sistina, assim que é encerrada a votação no conclave. A fumaça na cor escura surge quando não há consenso. A fumaça branca é emitida quando é eleito o papa - aquele que obtém dois terços da maioria, no caso 77 votos favoráveis.

Lombardi disse que 152 cardeais estiveram presentes, dos quais 115 têm direito a voto no conclave. No total, 28 cardeais fizeram intervenções nessa última reunião. Mas, no total, durante as dez reuniões, 161 falaram ao longo dos últimos dias.

Na última reunião preliminar, o administrador interino da Santa Sé, Tarcísio Bertone, fez um balanço da situação financeira do Banco do Vaticano. No momento, há uma série de informações, publicadas na imprensa internacional, sobre desvios de recursos na institutição. Mais uma vez, os cardeais discorrerram sobre o perfil do sucessor de Bento XVI. Mas Lombardi não entrou em detalhes.

A partir das 17h30 (13h30 no horário de Brasília) um grupo de 90 profissionais de diversas áreas, que prestarão apoio durante o conclave, farão um juramento de sigilo. Há uma cerimônia exclusiva para eles que não poderá ser acompanhada pela imprensa.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil