Diminuem as reclamações de clientes de TV por assinatura

07/03/2013 - 17h07

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As reclamações registradas por consumidores de TV por assinatura na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentaram pequena queda no último trimestre, depois que o órgão regulador exigiu que as empresas apresentassem planos de ação e de investimentos. De acordo com balanço da Anatel, as prestadoras NET, Oi TV, Claro TV, CTBC TV e Vivo TV exibiram tendência de queda do número de reclamações registradas na agência. Em outro sentido, as empresas GVT e Sky mantiveram aumento do número de reclamações.

No ano passado, o motivo de maior reclamação foi relativo a cobrança, com 35,5% das queixas. Em seguida, aparecem o cancelamento, o reparo, a instalação, o atendimento, a programação, o bloqueio e a mudança de endereço. As empresas SKY, Net, Claro TV e OI TV respondem por 93,4% das reclamações registradas sobre o motivo cobrança.

Segundo a Anatel, considerando a meta de 0,65 reclamações por mil assinantes, é necessária uma redução de aproximadamente 35% no número de reclamações. Em outubro do ano passado, a Anatel fez reuniões com representantes das prestadoras para resolver problemas relacionados aos altos índices de reclamação dos assinantes. No total, as prestadoras apresentaram compromisso de investimentos de R$ 2,5 bilhões em 2013.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.