Cameron destaca importância do Brasil para exportações do Reino Unido

07/03/2013 - 16h09

Da BBC Brasil


Brasília – Em um discurso no Parlamento britânico, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, destacou hoje (7) a importância do Brasil como destino das exportações do país. Segundo Cameron, o Brasil, além da China, da Índia e da Rússia, está entre os países emergentes considerados "chave" para o Reino Unido.

No discurso, Cameron também reforçou seu compromisso com o plano de redução do déficit do Reino Unido e com as medidas de austeridade fiscal. "Não conseguiremos construir uma recuperação sustentável junto com um crescimento a longo prazo, a menos que consertemos o problema fundamental dos gastos e da dívida do governo, que reduzem nossa atividade econômica", disse ele.

A declaração de Cameron ocorre dias depois de a ministra do Interior do Reino Unido, Theresa May, supostamente querer endurecer as regras de concessão de vistos a brasileiros. A notícia foi publicada pelo jornal britânico Financial Times na última terça-feira (5) e desmentida horas depois pelo próprio governo do país.

Um acordo bilateral entre os dois países permite dá aos brasileiros direito de permanecer na Grã-Bretanha por um período de seis meses sem visto.