Defesa Civil do Rio aciona sirenes de alerta em mais de 20 comunidades

06/03/2013 - 10h07

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Defesa Civil acionou o sistema de sirenes de alerta em mais de 20 comunidades da capital, durante o temporal que atingiu a região metropolitana na noite de ontem (5). As sirenes são acionadas quando chove mais de 40 milímetros (mm) em uma hora e, consequentemente, aumentam os riscos de deslizamentos de encostas. Os moradores foram orientados por agentes comunitários e representantes da Defesa Civil a buscar abrigo em pontos de apoio.

A região da Tijuca foi uma das que mais sofreram com a chuva. Em apenas uma hora, entre as 19h45 e as 20h45, choveu 86,2 mm, mais de 70% do esperado para todo o mês de março.

O município entrou em estágio de alerta, o terceiro nível mais grave em uma escala de quatro, às 20h05, nas bacias da Baía de Guanabara, que compreende os bairros do centro, da zona norte e Ilha do Governador, da zona sul e de Jacarepaguá, que engloba os bairros da Barra da Tijuca, do Recreio dos Bandeirantes e de Jacarepaguá. A Defesa Civil retornou ao estágio de vigilância (o primeiro nível) ainda de madrugada.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil