Cardeais agradecem generosidade e zelo de Bento XVI com a Igreja

06/03/2013 - 8h50

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Colégio de Cardeais, que reuniu 148 integrantes ontem (5), enviou telegrama ao papa emérito Bento XVI, que renunciou há seis dias ao pontificado. Desde a renúncia, Bento XVI vive em Castel Gandolfo, residência de verão dos papas. Na nota, os cardeais agradeceram ao papa emérito, disseram-se gratos por sua generosidade e cuidado com a Igreja Católica Apostólica Romana.

“Os padres cardeais, reunidos no Vaticano para as congregações gerais em vista do próximo conclave, enviam-lhe calorosa saudação manifestando sua gratidão pelo luminoso ministério petrino [pontificado] e generoso zelo pastoral para o bem da Igreja e do mundo”, diz o texto, elaborado no segundo dia das reuniões preliminares para o conclave.

“A gratidão representa o reconhecimento de toda a Igreja pelo seu incansável trabalho na vinha do Senhor. Os membros do Colégio de Cardeais confiam em suas orações por eles e por toda a Santa Igreja”, acrescenta a mensagem.

O sucessor de Bento XVI será eleito no conclave cuja data ainda não está definida. Têm direito a votar os cardeais com menos de 80 anos, dos quais cinco são brasileiros. A eleição ocorre em meio a sigilo e mistério. O prazo para a definição é imprevisível, mas o Vaticano espera que o eleito seja escolhido até a Páscoa – no fim do mês.

*Com informações da rádio do Vaticano

Edição: Graça Adjuto