Academia Militar abre as portas para velório do presidente Hugo Chávez

06/03/2013 - 21h35

Das agências Telam e Venezuelana de Notícias

Brasília – Após um percurso de 8 quilômetros pelas ruas de Caracas, que durou mais de sete horas, o caixão com o corpo do presidente Hugo Chávez chegou, por volta das 17h40, à Academia Militar, onde está sendo velado em capela ardente. Acompanhado por uma multidão de simpatizantes, em sua maioria vestidos de vermelho ou nas cores da bandeira venezuelana (azul, vermelho e amarelo), o cortejo partiu do Hospital Militar ainda de manhã.

Ao chegar ao local do velório, os admiradores de Chávez cantaram, mais uma vez, o Hino Nacional. Em seguida, uma banda militar prestou honras ao presidente, que morreu ontem (5) à tarde de câncer, aos 58 anos.

À frente do cortejo, seguia um soldado que empunhava una réplica da espada do libertador Simón Bolívar. A urna com o corpo de Chávez foi escoltada pela multidão e por membros de seu governo, entre eles, o presidente em exercício Nicolás Maduro, o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, o chanceler Elías Jaua, o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, o ministro do Esporte, Héctor Rodríguez, e a vice-presidenta do Parlamento, Blanca Eekhout. O presidente da Bolívia, Evo Morales, também participou da caminhada de despedida.

A multidão de simpatizantes continua manifestando carinho e compromisso com o presidente. “Gostei do homem, gostei da ideia e, desde então, o sigo, o admiro e creio que sua luta não foi em vão”, disse uma das admiradoras de Chávez, que seguiram o cortejo até a Academia Militar.

Todo o sistema de transporte público funciona hoje gratuitamente em Caracas. O percurso foi transmitido em rede de rádio e televisão. Desde ontem, as rádios venezuelanas substituíram a programação musical do dia a dia por peças sacras, enquanto os canais de televisão incluíram sinais de luto na tela.

O corpo do presidente Hugo Chávez será sepultado na manhã de sexta-feira (8).