Santa Maria faz homenagens a vítimas da Boate Kiss

27/02/2013 - 7h58

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Um mês após o incêndio na Boate Kiss em Santa Maria (RS), que deixou 239 mortos e mais de 100 feridos, a cidade faz hoje (27) uma série de homenagens às vítimas da tragédia. Às 8h, as igrejas da cidade vão tocar os sinos por um minuto.

Parentes e amigos vão se reunir na praça principal da cidade, Saldanha Marinho, durante a homenagem. É esperada a presença de parentes das vítimas do incêndio em uma boate de Buenos Aires, na Argentina, ocorrido em 2004, quando morreram mais de 190 pessoas.

Em Porto Alegre, será entregue ao Ministério Público um documento com 27 mil assinaturas pedindo justiça. “É mais um clamor por justiça, que os fatos sejam apurados. Mais ou menos 10% da população de Santa Maria assinaram. É para mostrar que a gente está mobilizada e acordar nossas autoridades”, disse Leo Becker, consultor de vendas, pai de Erika, de 22 anos, morta no incêndio.

Parte das homenagens faz parte das primeiras ações da Associação das Vítimas e Familiares da Tragédia de Santa Maria, criada recentemente, que conta com 197 parentes de primeiro grau de pessoas mortas no incêndio e com 58 sobreviventes. No último sábado (23), a entidade teve o estatuto aprovado.

Além de organizar as homenagens, a associação pretende fiscalizar os órgãos públicos para evitar tragédias similares. “Estamos analisando os documentos das investigações para decidir qual vai ser o próximo passo, que provavelmente será direcionado a uma ação coletiva destinada a buscar indenização tanto por danos morais quanto materiais”, destaca o defensor público Andrey Melo, que ajudou a criar a associação. “O polo passivo dessa ação pode ser integrado por algum ente público, no caso o município ou o estado”.

No início da noite, às 19h, está prevista uma passeata  que sairá da Praça Saldanha Marinho até a Igreja de Fátima, onde será celebrada, às 20h, missa em homenagem às vítimas. No mesmo horário, na Arquidiocese de Santa Maria, outra celebração será feita para lembrar os mortos no incêndio. Está programada ainda a distribuição de 239 faixas brancas pelas ruas Vale Machado, dos Andradas (onde fica a Boate Kiss) e a Avenida Rio Branco.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil