Governo ainda estuda como socorrer as distribuidoras por gastos extras com termelétricas

27/02/2013 - 18h08

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (27) que o governo ainda estuda qual a melhor forma de ajudar as distribuidoras de energia elétrica a pagar o custo da energia gerada por termelétricas, que tiveram que ser acionadas por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas. Segundo ele, as possibilidades são um empréstimo ou um aporte direto do Tesouro para socorrer as distribuidoras.

“O caminho que se busca é que elas [distribuidoras] não tenham que pagar, pelo menos não tudo. Vamos encontrar uma solução para as distribuidoras”, disse o ministro. Segundo ele, o governo poderá bancar entre 70% a 100% do gasto extra das empresas, para que o custo não seja repassado ao consumidor.

A solução encontrada pelo governo vai solucionar o problema das empresas neste ano, quando todas as termelétricas do país foram acionadas para dar garantia ao sistema. “Estamos considerando este ano, a partir do próximo ano é outra coisa. A cada momento com a sua agrura”.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.