Pacientes que aguardavam transplante no Hospital de Bonsucesso serão atendidos por nova central estadual

21/02/2013 - 14h36

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro – O governo fluminense inaugurou hoje (21) uma central estadual de transplantes de fígado e rins. A unidade, que funciona no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca, na zona norte da cidade, é a primeira da rede estadual de saúde voltada para transplantes. A previsão é realizar, no primeiro ano de funcionamento, 200 cirurgias de rins e 100 de fígado.

Com as 300 cirurgias, a central deverá atender à demanda que antes era direcionada ao Hospital Federal de Bonsucesso, cujo serviço de transplantes foi paralisado em dezembro do ano passado. Alguns dos pacientes que estavam sendo acompanhados pela unidade federal passarão a ser atendidos pela central estadual. Médicos de Bonsucesso também integram a nova equipe.

Segundo Lúcio Pacheco, um dos coordenadores da nova central, a ideia é ampliar a oferta de serviços oferecendo, inclusive, transplantes de pâncreas. “Nos últimos dois anos, a doação de órgãos no estado do Rio aumentou bastante, mas o aparelhamento dos hospitais para transplantes não aconteceu. Então o governo criou esse centro com capacidade de absorver todos os pacientes que precisam de transplante no estado”, disse.

O médico disse que os centros especializados em transplante do Rio não estavam conseguindo absorver os órgãos doados e muitos estavam sendo levados para outros estados.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil