Lobão diz que possibilidade de repasse mensal de custos de termelétricas é especulação

20/02/2013 - 14h10

Sabrina Craide e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil


Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (20) que a possibilidade de repassar mensalmente para os consumidores o custo da energia gerada por termelétricas é especulação. “Reajuste anual é o que está estabelecido, repasse mensal são especulações que podem acontecer ou não, espero que não”, disse Lobão, ao chegar ao Itamaraty para participar da 6ª Reunião da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.

Atualmente, o preço da energia é reajustado anualmente pelas distribuidoras, com determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nessa avaliação é levado em conta o uso de energia de usinas termelétricas, que são acionadas para dar garantia ao sistema quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo por falta de chuva. Segundo o ministro, a proposta de repasse mensal desse custo está sendo analisada. “Analisamos todas as propostas, o que não significa que estejamos de acordo com elas.”

Lobão disse que a Aneel e o Ministério de Minas e Energia também estão avaliando o processo de renovação das distribuidoras, mas ele não quis adiantar se existe a possibilidade de recusar a renovação de algumas concessionárias. “Estamos analisando isso conjuntamente, tem gente do ministério e da Aneel e não devo me adiantar”, completou.

 

Edição: Lílian Beraldo

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil