Produção na plataforma Pampo é retomada

18/02/2013 - 18h08

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro-  A produção na plataforma Pampo, na Bacia de Campos, no norte do Rio,  suspensa para verificação de um vazamento pela Petrobras, no final de semana, foi retomada  hoje (18) “poço a poço”, segundo o Sindicato dos Petroleiros do Norte-Fluminense (Sindipetro-NF). A entidade denunciou o vazamento de óleo ontem (17).

O derramamento foi identificado por petroleiros que estavam na plataforma no último sábado (16) e foi confirmado ao sindicato pela Gerência de Segurança e Meio Ambiente e Saúde da Petrobras.  O Sindipetro-NF diz que a estatal classificou o vazamento como de pequena proporções, mas determinou uma parada para avaliar a abrangência da mancha de óleo ontem.

Todo vazamento em plataformas, quando considerado relevante, deve ser notificado para órgãos de controle ambiental. As empresas têm 30 dias para apresentar um relato completo, porém, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que  não recebeu a notificação da área técnica no Rio.

Para a Agência Brasil, a Petrobras não confirmou o vazamento na plataforma Pampo.  Por meio da assessoria de imprensa, a empresa informou hoje que ainda está apurando a denúncia.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil