Município paulista registra primeira morte por dengue hemorrágica

14/02/2013 - 17h49

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Secretaria de Saúde de Tupã, no interior do estado, confirmou a primeira morte por dengue hemorrágica na cidade este ano. Segundo a prefeitura, a vítima é Luís Otávio Gomes, 40 anos, que morreu na última terça-feira (12) após passar 24 dias internado depois de ter contraído dengue. Gomes era hipertenso e tinha diabetes, o que pode ter agravado a doença.

Desde o começo do ano, 18 casos de dengue foram registrados em Tupã. Por isso, a campanha de combate ao mosquito transmissor da doença foi intensificada na cidade.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ainda não fechou o balanço sobre os casos de dengue ocorridos no estado este ano. No ano passado, 21.967 casos autóctones (contraídos dentro do estado) foram registrados em São Paulo, número 75,5% inferior aos 90.021 casos que ocorreram em 2011. Segundo a secretaria, 14 pessoas morreram em todo o estado no ano passado por dengue.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da dengue clássica são febre, dores de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. Os sintomas da dengue hemorrágica, a forma mais severa da doença, são os mesmos da comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta tais como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, manchas vermelhas na pele, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de consciência. No caso de dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, com sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar à morte.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil