Ministério da Saúde inicia campanha nacional de prevenção às DST no carnaval de São Paulo

08/02/2013 - 17h30

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As ações para divulgar a campanha de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) do carnaval deste ano terão início na noite de hoje (8), em São Paulo. Com o lema "A Vida É Melhor sem Aids. Proteja-se. Use Sempre a Camisinha", o Ministério da Saúde pretende chamar a atenção sobre a prevenção, estimulando as pessoas a usarem preservativo durante a relação sexual.

Para o carnaval deste ano, o ministério distribuiu 73 milhões de camisinhas em todo o Brasil. Deste total, 11,9 milhões de camisinhas foram entregues aos municípios paulistas para serem distribuídos para a população durante o carnaval.

Para divulgar a campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital, acompanhando a abertura oficial do carnaval paulista, às 20h40. O ministro também irá ao Recife, a Olinda, Salvador e ao Rio de Janeiro.

Também durante o carnaval, o ministério vai realizar a campanha Fique Sabendo, em várias cidades do país. Segundo o ministério, a ação visa a aumentar o acesso da população à prevenção e ao diagnóstico oportuno, com a realização de testes para HIV, sífilis e hepatites B e C.

As pessoas que receberem o diagnóstico positivo serão encaminhadas para os serviços de referência. Os exames serão feitos em unidades móveis em locais como praças, feiras e eventos e durante o ano todo em ambulatórios e unidades básicas de Saúde.

Estima-se que 530 mil pessoas vivam com HIV e aids no país, sendo que 135 mil delas nunca fizeram o teste.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.