Líderes europeus devem concluir hoje discussão sobre proposta de Orçamento para 2014-2022

08/02/2013 - 9h12

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os líderes da União Europeia (UE) devem concluir hoje (8), em Bruxelas, as discussões sobre o Orçamento para o período 2014-2022. A ideia é aprovar uma série de propostas com medidas de maior austeridade na tentativa de conter os efeitos da crise econômica internacional.

Segundo informações preliminares, os líderes chegaram a um consenso sobre os dados gerais, mas falta ainda a definição sobre recursos e despesas.

Os governos da França, Espanha e Itália, insistem em manter intactos os recursos dos fundos de Política Agrícola Comum (PAC) e dos programas que visam a compensar as diferenças dos parceiros mais ricos.

O presidente da França, François Hollande, antecipou que pretende votar contra medidas que vão em oposição a essas propostas. As autoridades da Alemanha, do Reino Unido e da Holanda defendem o corte de despesas e as contribuições para os fundos mútuos.

Após o acordo entre os líderes, a proposta orçamentária segue para discussão e votação no  Parlamento Europeu – que tem poderes para rejeitar a medida. O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, alertou que os deputados não aceitarão um Orçamento “muito restritivo”.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Edição: Talita Cavalcante