Minas Gerais vai receber mais duas barragens

07/02/2013 - 19h29

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo federal vai construir duas barragens em Minas Gerais, na região do Médio São Francisco. Ao todo, serão investidos R$ 319 milhões no Projeto Hidroagrícola Jequitaí para as obras da Barragem Jequitaí 1, no município de Jequitaí, norte de Minas Gerais. O contrato foi assinado hoje (7), em Pirapora (MG).

O objetivo das barragens é o controle de cheias e regularização de vazões do Rio Jequitaí, irrigação e geração energética, com a capacidade de produção de 20 megawatts. As obras serão executadas pela  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O projeto inclui também a Barragem Jequitaí 2 e o Perímetro Público de Irrigação.

De acordo com a Condevasf, mais de 500 mil pessoas de 12 municípios do norte de Minas Gerais serão beneficiadas com a construção do sistema de barragens de Jequitaí 1 e 2. A área envolve os municípios mineiros de Claro dos Poções, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Jequitaí, Lagoa dos Patos, Várzea da Palma, Pirapora, Buritizeiro, Coração de Jesus, Joaquim Felício, Bocaiúva e Montes Claros.

O empreendimento, segundo a Codevasf, vai permitir segurança hídrica e geração de energia para municípios do Médio São Francisco. A região vai de Pirapora (MG) até Remanso, na Bahia. A área inclui as sub-bacias dos rios Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente, Grande e Pilão Arcado a oeste, e do Verde Grande, Paramirim e Jacaré a leste.

Durante o evento hoje, o ministro Fernando Bezerra Coelho anunciou que o processo de licitação para a Barragem Jequitaí 2, que completa o sistema, está sendo providenciado. Estimativas da Codevasf apontam que, uma vez concluído, o perímetro irrigado será capaz de gerar cerca de 35 mil empregos diretos e 70 mil empregos indiretos. A previsão é que a área irrigada chegue a 35 mil hectares.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil