Segurança e atendimento serão reforçados em dez aeroportos no carnaval

06/02/2013 - 16h46

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os aeroportos brasileiros vão intensificar os serviços de atendimento aos usuários e irão reforçar as equipes de segurança durante o período de Carnaval, a partir de amanhã (7) até o domingo seguinte ao feriado (17). As medidas fazem parte do plano para o carnaval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Receita Federal, que será conduzido em dez dos 63 aeroportos do país: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador e Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE) – que são os que registram mais movimento neste período do ano.

A operação prevê ainda remanejamento de funcionários segundo escala e manutenções preventivas. De acordo com a  Infraero, mais de 2,4 milhões de pessoas deverão passar pelos aeroportos do Brasil na próxima semana, 11,2% a mais do que no mesmo período do ano passado. O objetivo da Anac é manter a fluidez nos aeroportos e evitar os tumultos típicos de períodos de grande movimentação, como é o carnaval.

A agência ainda orienta que os passageiros baixem pela internet os aplicativos da Infraero, que fornecem informações sobre a situação dos voos e um guia sobre viagens, e das companhias aéreas, que permitem a realização de check in online - o que ajuda a diminuir as filas. Esses aplicativos estão disponíveis para celulares com plataformas mobile. No Aeroporto Santos Dumont, por exemplo, não é mais possível fazer check in nos balcões das companhias aéreas, somente nos terminais de auto-atendimento e via internet. Os balcões são reservados apenas para o despacho de bagagem.

Em cidades com fluxo de passageiros maior, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, serão adotadas medidas para tentar minimizar os efeitos da movimentação, como aumento da fiscalização dos serviços de transporte e de estacionamento, dos serviços de imigração e de recepção de turistas estrangeiros ou brasileiros.

Nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ), que concentram os voos internacionais, haverá 88% mais funcionários da Receita Federal para controlar a entrada de visitantes e a saída de brasileiros. Durante o carnaval, não será possível acessar, pela internet, os serviços da Receita, cuja página estará em manutenção.

Caso o passageiro não tenha os problemas solucionados pela companhia aérea responsável, a reclamação deverá ser encaminhada à Anac (por meio do número 0800 725 4445), aos órgãos de Defesa do Consumidor (Procons) ou à Justiça. A orientação vale para passagiros em qualquer aeroporto do país.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil