Força Nacional continua devido carência de policiais no Entorno do DF, diz comandante

05/02/2013 - 20h54

Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O comandante do Gabinete de Gestão de Segurança no Entorno, coronel Divino Efigênio Almeida, informou à Agência Brasil que a permanência da Força Nacional no Entorno do Distrito Federal se dá pelo déficit de agentes na polícia goiana.

Portaria do Ministério da Justiça, publicada hoje (5), prorrogou por 90 dias a atuação dos homens da Força Nacional no Distrito Federal no combate ao tráfico de drogas, armas e outros crimes, diante de manifestação do governo distrital. De acordo com a portaria, o policiamento será reforçado "especificamente nas regiões limítrofes do Distrito Federal com os estados de Goiás e Minas Gerais, com o propósito de combater ilícitos penais de tráfico de drogas, de armas e crimes contra o patrimônio interestadual". Em janeiro, a pedido do governo de Goiás, o ministério já havia autorizado a permanência da Força Nacional no estado por mais 180 dias para também atuar nos limites com o Distrito Federal no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão; barreiras policiais em rodovias; conclusão de inquéritos policiais anteriores ao ano de 2008 e em exames de identificação criminal, por exemplo.

O coronel Almeida explicou que "há uma deficiência de pessoal nas forças de segurança de Goiás". Ele informou, contudo, que um concurso público está sendo organizado para seleção e contratação de mais policiais. Segundo o comandante, inquéritos foram abertos com o apoio da Força Nacional e que ainda não foram concluídos.

O comandante negou que tenha havido um aumento expressivo nos índices de criminalidade da região. Segundo ele, a criminalidade cresceu  3,52% de 2011 e 2012, taxa inferior a que chegou a ser prevista de 22%, indicando êxito nas operações policiais.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil