Detran-DF testa bafômetro passivo para reforçar fiscalização no carnaval

01/02/2013 - 18h47

Da Agência Brasil

Brasília - O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai testar, neste final de semana, o bafômetro passivo. Fabricado no Canadá, o equipamento consegue detectar o álcool consumido pelo motorista sem que o condutor precise soprar. O objetivo é utilizá-lo como reforço na fiscalização durante o período de carnaval.

O equipamento não é capaz de informar a quantidade de substâncias presentes no organismo e não detecta elementos como acetonas ou hidrocarbonetos. Ele será usado para a triagem dos condutores que deverão ser submetidos aos testes regulamentados pela chamada nova Lei Seca. Nas ações deste final de semana, serão utilizadas três unidades do aparelho detector de álcool.

De acordo com novos limites regulamentados esta semana, se o teste do bafômetro convencional apontar marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil