Governo chinês declara pesar pelas vítimas de incêndio em Santa Maria

28/01/2013 - 10h43

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo chinês declarou hoje (28) "pesar" pelas vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul. "Sentimos profunda dor pelo grande número de vítimas causado pelo incêndio e manifestamos o nosso sentido pesar", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Hong Lei.

A declaração das autoridades chinesas foi divulgada no início da manhã pela Agência Lusa, de Portugal, que descreveu o incêndio na cidade universitária gaúcha, destacando que o número de feridos ultrapassou o de 160 vítimas. A tragédia que matou 231 pessoas, a maioria estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, foi repercutida pelas principais agências de notícias internacionais.

A agência argentina Telam destacou que "a comoção provocada pela tragédia" levou a presidenta Dilma Rousseff a antecipar sua viagem de retorno ao Brasil e decretar luto de três dias. Dilma estava em Santiago, no Chile, onde participava da 1ª reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE). Em mais de uma página, a matéria veiculada pela Telam ainda relata a visita da presidenta ao hospital de Santa Maria que mais recebeu vítimas do incidente.

 


*Com informações da Lusa e Telam

Edição: Talita Cavalcante