GM e sindicato estão reunidos para decidir futuro de 1,5 mil trabalhadores de São José dos Campos

23/01/2013 - 11h50

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Começou por volta das 11h20 mais uma reunião entre representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a direção da General Motors (GM) para tentar chegar a um acordo sobre o futuro de 1,5 mil trabalhadores. A última reunião, na sexta-feira (18), terminou sem acordo. As demissões dos funcionários da unidade de São José dos Campos estão no projeto da empresa porque a montadora transferiu os investimentos para ampliação das atividades em outras localidades e ficou com excedente de mão de obra.

De acordo com informações do sindicato, a reunião deve ocorrer ao longo do dia sem previsão de término. Há ainda a possibilidade de um novo encontro no sábado (26), data em que termia o prazo para o cumprimento do acordo firmado entre as duas partes na tentativa de encontrar uma solução.

Em novembro, a empresa concordou em prorrogar temporariamente os contratos de trabalho de 940 metalúrgicos, evitando demissões. Desde quando o acordo foi firmado, em agosto, mais de 300 metalúrgicos aderiram ao plano de demissão voluntária (PDV) sugerido pela montadora e que continua em vigor.

No início da manhã de ontem (22), um grupo de sindicalistas e metalúrgicos de uma das oito fábricas do complexo da montadora em São José dos Campos bloqueou totalmente a Rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre São Paulo e o Rio de Janeiro. O protesto foi uma tentativa de pressionar a GM a fechar um acordo para evitar as demissões.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.