Polícia Federal prende no Rio suspeito de integrar grupo separatista basco ETA

18/01/2013 - 13h43

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Polícia Federal prendeu na manhã de hoje (18) um suspeito de integrar o grupo separatista basco ETA, considerado organização terrorista pelo governo da Espanha. Segundo Ministério do Interior, Joseba Gotzon Vizán González, conhecido como Potxolín, estava foragido desde 1991 e vivia há vários anos no Brasil.

Ele é acusado de ter ferido gravemente o agente Manuel Muñoz Domínguez, do Corpo Nacional de Polícia espanhol, depois de ter colocado uma bomba, em 1988, no carro dele.

De acordo com o Ministério do Interior, a prisão foi resultado da colaboração da Polícia Federal brasileira com a Comissaria Geral de Informação do Corpo Nacional de Polícia da Espanha, a partir de uma ordem internacional de detenção.

Potxolín também é acusado de ter participado de um atentado frustrado contra a Comissaria do Corpo Nacional de Polícia da localidade de Basauri, em Vizcaya, onde foram lançadas granadas contra o edifício.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.