Venezuela tem novo ministro das Relações Exteriores

16/01/2013 - 7h10

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em meio às discussões políticas, a Venezuela tem novo ministro das Relações Exteriores, Elias Jaua Milano. A nomeação de Jauá ocorreu ontem (15) à noite. Em comunicado, o ministério informou que ele recebeu telefonemas dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota (Brasil) e Ricardo Patiño (Equador) parabenizando-o.

A nomeação ocorre no momento em que incertezas estão presentes na política venezuelana devido ao estado de saúde do presidente Hugo Chávez. Há um mês hospitalizado em Cuba, Chávez faz tratamento para combate ao câncer. Em dezembro, ele fez cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica e teve complicações. Desde então, não é visto em público.

Jaua, de 43 anos, ocupou várias funções ao longo dos últimos mandatos de Chávez. Sociólogo e professor universitário, ele já ocupou o cargo de vice-presidente. É bastante atuante na política interna do país.

Em comunicado, Jaua diz que vai manter o projeto de união da América Latina e do Caribe. “O chanceler Elias Jaua Milano agradeceu às chamadas parabenizando-o e expressou seu compromisso de continuar a consolidar o projeto de união da América Latina
e do Caribe, como planejado por nossos libertadores e de acordo com as diretrizes do governo bolivariano que o presidente Hugo Chávez lidera”, diz o texto.

De acordo com a nota, Jaua terá nos próximos dias, em Caracas, reuniões com os chanceleres da Colômbia e do Equador. Segundo o texto oficial, será dada continuidade às orientações de Chávez para o fortalecimento da Venezuela, chamada de “Grande Pátria”.

Edição: Graça Adjuto