Exposição de obras do impressionismo é encerrada no Rio com recorde de visitantes

13/01/2013 - 18h09

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A temporada carioca da exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade chega ao fim às 21h de hoje (13) com um número recorde de visitantes, estimado em mais de 500 mil pessoas. Neste fim de semana, filas imensas se formaram nos acessos ao Centro Cultural Banco do Brasil no Rio (CCBB-RJ). O tempo de espera para ver as 85 obras de mestres como Monet, Cézanne, Renoir, Gauguin e Van Gogh foi, em média, cinco horas.

A marca supera os 320 mil visitantes que a mostra recebeu durante os 54 dias em que foi exibida no CCBB em São Paulo. No Rio, onde a exposição foi aberta em 22 de outubro e ficou dois meses e meio em cartaz, o CCBB teve que limitar, por razões de segurança, a 400 pessoas a capacidade máxima de visitantes nas cinco salas da exposição, o que influiu no longo tempo de espera.

A partir das 17h deste domingo, os funcionários do centro começaram a orientar as pessoas que estavam no fim da fila a desistir de ver a mostra, já que a partir das 20h30 as portas do prédio serão fechadas. Mesmo com a advertência, muitos decidiram permanecer na fila.

“Acho que neste domingo o carioca trocou a praia pelo CCBB”, disse a jornalista Sandra Frankel, que estava na fila. Assim como ela, dezenas de pessoas já tinham visto a exposição, ao longo desses dois meses e meio, e pretendiam rever os gênios do impressionismo antes de seu retorno ao acervo do Museu D'Orsay, em Paris.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.