Telebras oferece serviço de internet em 20 estados e no Distrito Federal

10/01/2013 - 21h42

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Telebras divulgou hoje (10) que o seu serviço de internet está disponível em 300 municípios de 20 estados e do Distrito Federal. Não cobre, ainda, os estados da Região Norte. A rede de 12 mil quilômetros de fibras óticas da empresa cobre 900 municípios, mas o serviço está disponível, por enquanto, em 300, como mostra a relação publicada no endereço www.telebras.com.br.

Os provedores de internet alugam a rede oferecida pela Telebras e seguem o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal, que viabiliza acesso ao serviço de banda larga a baixo custo. O usuário final paga R$ 35 por mês nos estados que cobram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e nas unidades da Federação que não cobram o imposto, a mensalidade cai para R$ 29,90.

A capacidade atual da unidade de transmissão de dados do PNBL é 1 megabit por segundo (Mbps). De acordo com o presidente da Telebras, Caio Bonilha, a rede de telecomunicações da empresa está preparada para dobrar a velocidade para 2 Mbps no decorrer deste ano, sem custo adicional para o usuário, e sinaliza a possibilidade de elevar o PNBL para 4 Mbps em 2014.

Edição: Fábio Massalli