Secretário executivo do Ministério de Minas e Energia garante que não há risco de apagão

08/01/2013 - 21h26

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff chegou no fim da tarde de hoje (8) da Bahia, onde passou o réveillon, e recebeu o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, para saber a situação atual do sistema elétrico brasileiro. Após o encontro, Zimmermann garantiu que não há risco de apagão e que o sistema está operando dentro de um equilíbrio estrutural para o qual foi planejado. 

“O sistema  hoje está equilibrado. Não existe perspectiva nenhuma de racionamento nesse horizonte em que se trabalha, então não tem sentido [falar em apagão]”, disse o secretário.

Segundo Zimmermann, a presidenta normalmente acompanha o assunto e o encontro de hoje foi apenas uma atualização do que vem ocorrendo. “O ministro Edison Lobão pediu que a gente fizesse um relato de como está o sistema elétrico e estamos colocando para a presidenta, atualizando as informações com relação às condições que estamos de atendimento”.

Sobre a reunião do Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico, marcada para amanhã às 14h30, Zimmermann reafirmou o que tinha dito hoje, negando que seja extraordinária devido aos problemas provocados pela falta de chuvas. “É uma reunião ordinária. Temos um calendário anual onde a gente faz uma análise das condições do atendimento, que é o papel do comitê, e a de janeiro está ocorrendo amanhã”.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualmente os reservatórios da Região Nordeste operam com 30,64% da capacidade; os da Região Norte com 40,23 %; os da Região Sul com 41,36% e os das regiões Sudeste e Centro-Oeste com 28,43%. Para suprir a demanda de consumo, todas as termelétricas estão em funcionamento.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste encontram-se no mais baixo nível para o mês de janeiro desde 2001, ano do último racionamento de energia elétrica no país.

Edição: Fábio Massalli