Maestro Isaac Karabtchevsky é anunciado diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

07/01/2013 - 16h23

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O maestro Isaac Karabtchevsky é o novo diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito em nota oficial divulgada hoje (7) pela Fundação Theatro Municipal, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura.

O maestro Silvio Viegas, que respondia pela direção artística, permanecerá na instituição, trabalhando ao lado do novo titular e na função de regente da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM).

De acordo com a nota, a vinda do maestro “era um antigo anseio da presidenta da fundação, Carla Camurati, e da secretária Estadual de Cultura, Adriana Rattes, que não se concretizava por compromissos profissionais de Karabtchevsky”.

Com mais de quatro décadas de carreira, Karabtchevsky, de 78 anos, é considerado um ícone da regência no Brasil. Foi diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) de 1969 a 1994 e, desde 2004, dirige a Orquestra Petrobras Sinfônica. Ao longo de 25 anos esteve à frente do Projeto Aquarius, iniciativa de difusão da música clássica que promove concertos em espaços públicos, reunindo milhares de pessoas.

No exterior, Isaac Karabtchevsky atuou como diretor artísticos de diversas orquestras e teatros, entre eles a Orchestre National des Pays de La Loire, na França, de 2004 a 2010, e o Teatro La Fenice, de Veneza, na Itália, de 1988 a 1994.

Edição: Fábio Massalli