Rio de Janeiro tem 3.171 desalojados e desabrigados pelas chuvas

06/01/2013 - 18h50

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O boletim divulgado no fim da tarde pelo governo sobre as vítimas das chuvas no estado informa que os desalojados das chuvas no estado são 2.465 e 706 os desabrigados. Em Angra dos Reis, no litoral sul, aumentou 65 para 320 a quantidade de pessoas desalojados. O município tem ainda 160 desabrigados. Em Mangaratiba, o número de desalojados passou de 90 para 500, além de 90 desabrigados.

Em Duque de Caxias, a quantidade de casas destruídas pelo temporal passou de 45 para 200. As residências danificadas passaram de 200 para 300. Os desabrigados da enchente cresceram de 276 para 478, em Xerém.

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, disse hoje que foi restabelecido o fornecimento de energia elétrica para todas as localidades atingidas pela enxurrada. O abastecimento de água deve ser retomado amanhã (7) à noite, mudando a previsão anterior da normalização só ocorrer na terça-feira (8).

Cardoso também disse que a prefeitura também está monitorando a água dos abrigos e deve concluir a “limpeza grossa” das áreas inundadas na terça-feira. Toda a vacinação necessária, segundo ele, está sendo feita e que não foi registrado até agora casos de diarreia. De acordo com o prefeito, a Defesa Civil está vistoriando as casas atingidas pela enxurrada. “Já tem mais de 200 casas vistoriadas. Tem uma quantidade de casas enorme totalmente comprometidas”.

Sobre a ajuda de custo de R$ 5 mil, anunciada na sexta-feira (4), para as famílias atingidas comprarem eletrodomésticos, o prefeito informou que os critérios devem ser definidos amanhã.

“Governo do estado, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a secretaria estadual, estamos organizando uma comissão para criar critérios. Esses critérios devem estar prontos amanhã, e nós vamos começar a cadastrar as pessoas assim que os critérios estiverem prontos, pode ser terça-feira ou quarta-feira (9), para iniciar a distribuição”.

Alexandre Cardoso marcou para amanhã, às 15h, na Igreja Weslyana, na Mantiqueira, a fim de fazer uma prestação de conta das ações da prefeitura para recuperar as áreas do município atingidas pelo temporal.

 

Edição: Aécio Amado