Ministro da Integração se reúne amanhã com governador do Rio

03/01/2013 - 13h04

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, se reúne amanhã (4) no Rio de Janeiro com o governador do estado, Sérgio Cabral, para avaliar a situação das regiões atingidas pela forte chuva. Na manhã de hoje (3), o ministro conversou com Cabral e reforçou que o governo federal está à disposição do estado. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional, Fernando Bezerra também conversou por telefone com a presidenta Dilma Rousseff, que descansa na Bahia, e a mantém atualizada sobre a situação no Rio.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), órgão vinculado ao ministério, acompanhou a situação do Rio de Janeiro durante a madrugada e faz monitoramento em tempo real. Técnicos da Força Nacional de Emergência, coordenada pela Sedec, estão no Rio de Janeiro.

A frente fria que chegou com força, na madrugada, ao Rio de Janeiro provocou chuva intensa na região serrana, no sul do estado e na Baixada Fluminense. Uma pessoa morreu em Xerém, distrito de Duque de Caxias, onde o Rio Capivari subiu ao nível das pontes e alagou diversos bairros. Em Teresópolis, as sirenes foram acionadas em cinco comunidades, com a subida do Rio Paquequer.

Em Petrópolis, os rios Bingen e Piabanha transbordaram. Houve deslizamento de terra e de pedras nos bairros Independência, Siméria e São Sebastião. Em Angra dos Reis, no sul do estado, oito casas desabaram. Na mesma região, em Mangaratiba, houve rolamento de pedras e um muro desabou, causando destruição em uma casa, na localidade de Conceição de Jacareí. Há 100 pessoas desalojadas na cidade.

Edição: Talita Cavalcante