Imperador japonês deseja feliz Ano-Novo às vésperas do aniversário de terremoto

02/01/2013 - 8h09

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Às vésperas do aniversário de dois anos do pior terremoto seguido por tsunami da história recente do Japão, o imperador do Japão, Akihito, de 79 anos, desejou hoje (2) um feliz Ano-Novo à população e elogiou o trabalho dos voluntários das áreas destruídas, em março de 2011. A mensagem de Akihito é tradicional e esperada pelos japoneses e costuma ocorrer direto do Palácio Imperial de Tóquio.

“Foi um alento muito grande ver tanta gente correr para as áreas devastadas pelo desastre e se esforçar por ajudar as pessoas afetadas”, disse Akihito, acompanhado pela imperatriz Michiko e pelo príncipe herdeiro Naruhito e mulher, a princesa Masako.

Akihito disse que deseja que 2013 seja ainda melhor do que 2012. “Espero que este seja um melhor ano, ainda que apenas um pouco melhor, para cada cidadão japonês”, disse o imperador.

O terremoto seguido por tsunami, em março de 2011, afetou principalmente o Nordeste no país. A situação se agravou com uma série de explosões e vazamentos da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. Em decorrência dos acidentes nucleares, áreas inteiras foram esvaziadas e o consumo de produtos dessas regiões, proibido.

Pelos dados oficiais, cerca de 30 mil pessoas morreram e ficaram desaparecidas devido ao terremoto seguido por tsunami no Japão. O terremoto alcançou 8,9 graus na escala Richter, um dos mais intensos registrados recentemente na história do país.

*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK.

Edição: Talita Cavalcante