Hotéis do Rio têm queda de ocupação em relação ao réveillon do ano passado

27/12/2012 - 20h38

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Brasileiros têm procurado mais os hotéis do Rio para o réveillon de Copacabana do que os turistas estrangeiros. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, Paulo Michel, a  média da ocupação hoteleira na cidade está em 85,82%, dez pontos percentuais abaixo dos números do ano passado. Estima-se que, até o fim do ano, a ocupação fique em 90%.

O cenário é diferente do fim de 2011, que teve média de 95% de ocupação dos hotéis e grande procura de estrangeiros. "O brasileiro tem viajado muito mais. A cidade está em alta, com a boa situação da economia. Isso tem gerado uma movimentação do turismo na cidade”, disse Paulo Michel.

Para o dirigente, a queda da ocupação da rede hoteleira carioca pode ser restabelecida com os grandes eventos do próximo ano, a exemplo da Copa das Confederações, do Rock in Rio e da Jornada Mundial da Juventude. “A estimativa é que três milhões de pessoas venham para a cidade", informou.

Segundo a Riotur, órgão responsável pela organização de eventos da prefeitura do Rio, com os festejos de réveillon, são esperadas 752 mil visitantes na cidade.

De acordo com secretário municipal de Turismo do Rio, Antônio Pedro Figueira de Mello, são esperadas na orla cerca de 2 milhões de pessoas na noite do réveillon. O tema tem como inspiração o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco pela paisagem urbana única da cidade.

De outro lado, segundo o vice-presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Nauro Grehf, a região serrana tem sido bastante procurada por turistas do Rio, de Niterói e municípios do interior de São Paulo e de Minas Gerais e Niterói. "Nos hotéis de Teresópolis, [a ocupação] chega a 80%, Friburgo 75% e Petrópolis 97% . Nossa meta é restabelecer o turismo da região", explicou o dirigente.

Edição: Davi Oliveira