Chile declara alerta vermelho para região próxima a vulcão em atividade

23/12/2012 - 12h52

Carolina Gonçalves*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo chileno decretou hoje (23) alerta vermelho para a região de Alto Bío-Bío, próximo à fronteira com a Argentina, em função das atividades sísmicas registradas pelo Vulcão Copahe.

Autoridades chilenas confirmam que o alerta tem caráter preventivo e de controle de eventuais situações que podem se agravar caso as atividades vulcânicas sejam intensificadas. De acordo com nota oficial, a medida atende às recomendações do Sistema Nacional de Proteção Civil para Atividades Vulcânicas.

O Observatório de Vulcões dos Andes do Sul aponta que o registro de atividades do Copahe ainda é de baixa intensidade. Desde a semana passada, o vulcão emite gases e fumaça.

Representantes do Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior chileno (Onemi, na sigla em espanhol) informaram que não há necessidade de os moradores de regiões próximas deixarem suas casas. "Em caso de aumento da atividade, a área suscetível de ser afetada por fluxos de lava é um raio de cerca de 15 quilômetros e não inclui locais povoados", destaca o texto.

Ainda assim, muitos moradores de cidades próximas ao vulcão já abandonaram, preventivamente, suas casas. Empresas aéreas que mantêm aviões percorrendo rotas pelo sul da Cordilheira dos Andes também foram advertidos a manter distância do vulcão. No ano passado, centenas de voos foram cancelados por causa de uma erupção vulcânica na mesma região.

* Com informações das agências de notícias BBC Brasil e Telam