ICMBio lança edital para circuito de arvorismo no Parque Nacional da Tijuca

21/12/2012 - 17h38

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou hoje (21) edital para escolher a empresa responsável pela implantação do circuito de arvorismo no Parque Nacional da Tijuca, no município do Rio de Janeiro. O percurso terá mais de 1 quilômetro de extensão e ficará entre o restaurante A Floresta e a área de lazer conhecida como Meu Recanto, passando próximo da Cachoeira das Almas e do contraforte do Pico da Tijuca.

Atividade praticada por esportistas radicais e pelos adeptos do turismo de aventura, o arvorismo consiste na travessia de florestas por meio de plataformas montadas no alto de árvores. Equipamentos como cordas, escadas e pontes suspensas são empregados para a passagem de uma árvore para outra, ao longo do circuito.

De acordo com o edital, o circuito de arvorismo deverá incluir também um café e uma loja de conveniência, com o objetivo de ampliar os serviços oferecidos aos visitantes. “Este atrativo abre novas alternativas de lazer e recreação em contato com a natureza no parque, seguindo a linha do ICMBio de diversificar as atividades de uso público”, disse o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro.

Os interessados podem consultar o edital no site do Instituto Chico Mendes – www.icmbio.gov.br – ou na Unidade Avançada de Administração e Finanças (Uaaf) do órgão federal, que fica na Estrada Velha da Tijuca, 77, na Usina, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. As propostas serão abertas no dia 18 de fevereiro de 2013, às 10h, na Uaaf.

Em caso de dúvida, os interessados podem entrar em contato com o ICMBio pelos telefones (21) 2484-7802 e (21) 2492-5407 ou pelo e-mail compras.uaafrj@icmbio.gov.br.

 

Edição: Aécio Amado