Mandela apresenta melhoras, mas continua internado

19/12/2012 - 9h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, de 94 anos, apresentou hoje (19) melhoras no estado geral de saúde, mas será mantido internado em observação médica. Na semana passada, o sul-africano foi internado com infecção pulmonar e, depois, submetido a uma cirurgia para a retirada de pedras da vesícula. Mandela está no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa sul-africana.

Os médicos que cuidam de Mandela disseram que o quadro de saúde evolui de forma satisfatória. Porém, devido à idade, os médicos informaram que não é o momento de ele voltar para casa.

Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela  conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Madiba, apelido da sua tribo, ganhou o título de o Pai da Pátria.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia. Em 2001, Mandela foi diagnosticado com câncer de próstata, mas, apesar do tratamento, fez campanha em favor do combate à aids, um dos principais problemas de saúde pública na África do Sul. Ao completar 85 anos, ele anunciou sua aposentadoria.

*Com informações da BBC Brasil.

Edição: Talita Cavalcante