Petistas e líderes partidários promovem ato em defesa de Lula

18/12/2012 - 18h01

Iolando Lourenço*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Deputados da bancada do PT na Câmara, com o apoio de vários líderes de partidos da base aliada, promoveram hoje (18) um ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um palanque improvisado ao lado do Salão Verde, deputados e militantes fizeram críticas ao que chamaram de “oposição golpista” e à “parte da mídia e do Judiciário” que, segundo eles, querem desconstruir a imagem de Lula e do seu governo.

No ato, os petistas ressaltaram as realizações do governo Lula e criticaram o espaço dado pela mídia às denúncias do publicitário Marcos Valério, que acusa o ex-presidente de ter autorizado empréstimos fraudulentos ao PT e ter contas pessoais pagas pelo esquema do mensalão.

“Não são apenas ataques a Lula, mas à democracia e ao país. Lula é um construtor de sonhos e da ética na política. Este país deve muito ao Lula”, disse o vice-líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). O líder do PMDB e candidato à presidência da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), também destacou o legado deixado por Lula. "Meu absoluto respeito ao, talvez, maior presidente da história do nosso país”, disse Alves.

“O ex-presidente Lula está sendo atacado de forma grosseira e estão querendo desconstruir o seu governo. Uma parte da elite brasileira não quer dar continuidade ao nosso projeto de mudança implementado por Lula e que está sendo mantido pelo presidenta Dilma”, disse o líder do PT na Casa, deputado Jilmar Tatto.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), enalteceu a figura de Lula, ressaltando que o prestígio do ex-presidente fez com que o Brasil passasse a ser mais respeitado internacionalmente.

“Aqueles que acusam o ex-presidente Lula o fazem porque não sabem o que é passar fome, nunca ficaram sem luz em casa e não conhecem a vida dura o trabalhador brasileiro. Se depender de nós, não vamos recuar um milímetro nas mudanças sociais deste país”, discursou Maia.

“O presidente Lula é um baluarte do povo brasileiro e o maior presidente da história do Brasil”, disse o líder do governo na Casa, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), rebateu as críticas dos petistas e cobrou do ex-presidente Lula que vá a público se defender das acusações feitas por Valério. “É estranho falar em golpismo da oposição quando o PT é que faz campanha para desmoralizar o Supremo Tribunal Federal. Por que o ex-presidente Lula não fez nem menção de processar o publicitário Marcos Valério por calúnia e difamação?”

“Ninguém nunca ouviu da oposição uma campanha 'fora Lula, fora Dilma'. Nossas campanhas são sempre respeitando as instituições. O PT acostumou ao longo do tempo ganhar no grito, e isso não coaduna mais com a democracia”, completou Bruno Araújo.

 

*Colaborou Ivan Richard

Edição: Aécio Amado