Presidenta em exercício do Congresso se reúne com Sarney para adiar sessão de veto

13/12/2012 - 18h07

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta em exercício do Congresso Nacional, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) vai reunir dentro de instantes com o senador José Sarney no Palácio do Planalto para pedir-lhe que não convoque para este ano a sessão do Congresso Nacional que vai deliberar sobre o veto à lei dos royalties do petróleo. A parlamentar quer mais tempo para uma solução negociada.

José Sarney ocupa a Presidência da República com a viagem de Dilma Rousseff ao exterior, mas deve reassumir a presidência do Senado e do Congresso Nacional a partir de domingo, com o retorno da presidenta ao país.

Rose de Freitas disse que, até lá, no exercício da presidência do Congresso, ela não fará a convocação da sessão que vai decidir sobre o veto. Para a deputada, o adiamento vai permitir que a presidenta Dilma tenha tempo, na volta ao Brasil, para buscar entendimento sobre a questão. Senado e Câmara entram em recesso a partir de 23 de dezembro.

Na sessão do Congresso que aprovou ontem o regime de urgência para apreciação dos vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que trata da redistribuição dos recursos  dos royalties do petróleo, também foi anunciado que a votação dos vetos será realizada na próxima terça-feira (18), em sessão conjunta dos deputados e senadores.

Edição: Davi Oliveira