PPS quer cópia do depoimento em que Valério fez denúncias contra Lula

12/12/2012 - 13h53

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O PPS protocolou hoje (12) na Procuradoria-Geral da República (PGR) ofício para que seja disponibilizada cópia do depoimento prestado pelo publicitário Marcos Valério em setembro, conforme noticiado ontem (11) pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o jornal, em depoimento a procuradores da República,Valério disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema do mensalão e o usou para pagamento de "despesas pessoais". Conforme a reportagem, o publicitário disse ainda que o ex-presidente autorizou, em reunião dentro do Palácio do Planalto, os empréstimos bancários usados para o pagamento de propina a deputados da base aliada.

Para o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e o líder do partido na Câmara, Rubens Bueno (PR), a divulgação do depoimento ajudará a esclarecer as denúncias feitas pelo publicitário. “É uma denúncia que atinge um ex-presidente da República e que merece o conhecimento de toda a sociedade”, disse Freire.

Hoje à tarde, os partidos de oposição pretendem protocolar representação para que a PGR investigue a suposta participação de Lula no esquema do mensalão.

Marcos Valério é um dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele foi condenado a mais de 40 anos de prisão.

Edição: Carolina Pimentel