Brasília recebe 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

11/12/2012 - 12h33

Gabriel Palma
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A sétima edição da Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega a Brasília com uma  programação que reúne 36 filmes de oito países da América do Sul. A abertura do evento, com entrada gratuita, ocorre hoje (11), às 20 h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a mostra vai até domingo (16).

Segundo a secretaria, o objetivo é contribuir para a construção de um país que respeite a diversidade e os direitos humanos. O órgão abriu o espaço para cineastas sul-americanos exibirem filmes inéditos relacionados à temática, no evento que comemora os 64 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Entre os filmes que serão exibidos estão O Dia Que Durou 21 Anos, que trata de fatos ocorridos durante a ditadura militar, e Silêncio das Inocentes, que aborda a Lei Maria da Penha, que torna mais rígida a pena para quem comete violência contra as mulheres, permitindo a prisão em flagrante e preventiva dos agressores.

Eduardo Coutinho, documentarista que começou sua carreira em 1954, aos 21 anos, é o homenageado deste ano. Seus filmes tratam de temas relacionados aos direitos humanos. O Fio da Memória, que conta a história da população negra no Brasil, e Cabra Marcado para Morrer, sobre a vida do líder camponês paraibano, João Pedro Teixeira, assassinado em 1962, estão na programação do festival.

Edição: Juliana Andrade