Sensação térmica chega a 43 graus no Rio e Inmet prevê verão com calor acima da média

07/12/2012 - 17h47

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A sensação térmica chegou hoje (7) a 43 graus Celsius (ºC) na capital fluminense. Calor que poderá ocorrer mais vezes no verão que se aproxima, pois o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a estação deverá registrar temperaturas acima da média.

A meteorologista do Inmet Michelle Ribeiro explicou que, embora a temperatura tenha registrado 39,8 ºC, na estação medidora localizada na Vila Militar, zona oeste da cidade, o vento fraco, 4,2 metros por segundo, e a baixa umidade do ar, de 26%, ajudaram a criar uma sensação de calor ainda maior.

Ela previu que o verão, que começa no próximo dia 21, será mais quente do que o normal no Rio, influenciado pelo fenômeno conhecido como El Niño e pelo canal de umidade da Amazônia, o que pode gerar pancadas de chuvas fortes nos finais de tarde.

Para este final de semana no Rio, o Inmet prevê tempo de céu aberto no sábado (8), com possibilidade de chuva no domingo (9), por causa da chegada de uma frente fria, que deverá passar ao largo da costa, sobre o oceano.

 

Edição: Aécio Amado