Polícia Federal desarticula grupo suspeito de fraudar a Previdência no interior de SP

05/12/2012 - 18h39

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Polícia Federal (PF) em Campinas deflagrou hoje (5) uma operação contra grupo suspeito de fraudar benefícios da Previdência, como de pensão por morte. A organização, segundo a PF, agia nas cidades de Itatiba e Bragança Paulista, no interior do estado. Foram expedidos 17 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e cinco de prisão temporária.

A operação, chamada de El Cid 2, teve início em 2003 e foi resultado do trabalho da Força Tarefa Previdenciária de Campinas, formada por agentes da Polícia Federal, pelo Ministério da Previdência e Ministério Público Federal.

De acordo com a PF, os intermediadores, entre eles advogados e contadores, usavam senha da conectividade social para incluir informações falsas no sistema da Previdência Social. Eles incluíam dados de empresas desativadas para gerar vínculos empregatícios e obter benefícios previdenciários.

As atividades criminosas causaram prejuízo de mais de R$ 4,7 milhões até junho de 2012, conforme as investigações. O grupo irá responder pelos crimes de estelionato qualificado contra a Previdência Social, formação de quadrilha, falsidade material, falsidade ideológica, uso de documento falso e fraude processual.

Edição: Carolina Pimentel