BC amplia prazo de operações de empréstimos para pagamento antecipado de exportações

04/12/2012 - 9h58

Kelly Oliveira*
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O Banco Central (BC) divulgou hoje (4) circular que amplia o prazo de operações de pagamento antecipado (PA) de exportações. O prazo para fazer a antecipação, em relação à data do embarque da mercadoria ou da prestação do serviço, passou de 360 dias para 1,8 mil dias (cinco anos).

O BC informou que fez uma avaliação do mercado e percebeu que essas operações estavam em falta no mercado, mesmo com o aumento da demanda.

Em 2011, essas operações, acima de um ano, chegaram a US$ 23,3 bilhões, o que representou 9% das exportações totais. Em janeiro e fevereiro de 2012, as operações somaram US$ 5 bilhões, ou 13% das exportações.

Em março, o BC editou uma circular que limitou o prazo para o envio das mercadorias em até 360 dias. Segundo o BC, anteriormente, o governo queria evitar que exportadores pegassem esse tipo de empréstimo como forma de fugir do pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mas agora a percepção é de que há real interesse por esse tipo de financiamento às exportações. A medida também  pode ampliar a quantidade de dólares disponíveis no país e influenciar a taxa de câmbio.

 

*O texto foi alterado para correção e acréscimo de informações. // Edição: Lílian Beraldo