Brasil enfrentará Japão na abertura da Copa das Confederações

01/12/2012 - 14h08

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O primeiro adversário do Brasil na Copa das Confederações de 2013 será o Japão. O jogo será o de abertura do campeonato, no dia 15 de junho em Brasília. Depois a seleção brasileira enfrenta o México, em Fortaleza, no dia 19. O último jogo do Grupo A será contra a Itália, dia 22, em Salvador.

O sorteio dos grupos foi feito hoje (8) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) em São Paulo. No Grupo B ficaram Espanha, Uruguai Taiti e o representante da África. O campeão africano será conhecido no dia 10 de fevereiro, na decisão da Copa Africana de Nações 2013.

O ex-jogador da seleção brasileira, Cafu apresentou a bola da Copa das Confederações, batizada de Cafusa. Ele explicou a origem do nome: “Ca" de carnaval, "fu" de futebol e "sa" de samba.

A presidenta Dilma Rousseff acompanhou o sorteio no Centro de Convenções do Anhembi. Ela abriu a cerimônia dizendo que todos os brasileiros estão cientes de que terão dupla responsabilidade no torneio.

A primeira será apresentar um futebol que honre a tradição da seleção pentacampeã. “Para nós, vencer a Copa das Confederações dentro de campo será uma missão. Também temos a obrigação de vencê-la fora do campo construindo todas as condições para realizar uma Copa das Confederações inesquecível pela excelência dos estádios, pela organização do evento e pela acolhida alegre e profissional que daremos”.

Segundo a presidenta, as seis cidades-sede da Copa estão prontas para a competição e o Brasil se preparou bem para fazer um excelente evento esportivo. “Vamos mostrar em junho de 2013 que o Brasil tem todas as condições de fazer a Copa de 2014. Vamos fazer da Copa de 14 a mais bem organizada e alegre de todos os tempos”. Dilma também saudou os técnico da seleção brasileira Felipe Scolari e o coordenador Carlos Alberto Parreira.

No último dia 8, a Fifa anunciou as seis cidades-sede da Copa das Confederações de 2013, confirmando as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e o Recife. A abertura do torneio será em Brasília, Estádio Nacional Mané Garrincha, no dia 15 de junho. A final será no Maracanã, Rio de Janeiro, no dia 30 de junho.

 

Edição Beto Coura