Governo do Rio inicia montagem de 150 casas para desabrigados das chuvas de 2011

29/11/2012 - 18h56

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O governo do estado do Rio de Janeiro inicia amanhã (30) a montagem de 150 casas pré-moldadas no bairro Parque das Flores, no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, na região serrana fluminense. A iniciativa tem como objetivo atender às famílias desabrigadas em função do desastre climático ocorrido em janeiro de 2011. A expectativa é de que as moradias sejam entregues em março de 2013.  

O terreno que abrigará as casas foi cedido pela prefeitura ao governo do estado. Empresas da indústria da construção civil doaram os recursos para a compra do material utilizado na obra. A prefeitura fará a implantação da infraestrutura e a montagem das habitações. A empresa que executa as obras já contratou os primeiros operários, que recebem agora treinamentos sobre a montagem dos imóveis.

De acordo com o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, o sistema de construção das moradias é inovador. “É feita uma base de concreto e a seguir, em cima dessa base, são fixadas as paredes, que já vêm prontas, e acrescentados o telhado e o piso. São necessários cinco dias para a montagem completa de uma casa”, explicou o secretário.

Serão montadas ao todo 694 habitações pré-moldadas nos seis municípios atingidos por uma das maiores tragédias climáticas do país: Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Sumidouro, Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto.

Estão sendo construídas também 2,2 mil unidades habitacionais na localidade de Caminho do Céu, distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo. O governo pretende entregar os 150 primeiros apartamentos em dezembro deste ano. A previsão é que todas as moradias sejam entregues até a metade de 2014.  

Edição: Davi Oliveira