Chanceler demonstra otimismo com a candidatura de São Paulo a sediar a Expo2020

23/11/2012 - 6h07

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, demonstrou ontem (22) otimismo com a candidatura da  cidade de São Paulo a sediar a Exposição Universal de 2020 (Expo2020). Patriota passou os últimos dias em Paris, na França, ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do prefeito eleito Fernando Haddad, em campanha pela candidatura.

A cidade disputa a escolha para sede da Expo2020 com as cidades de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Esmirna, na Turquia, Ayuthaya, na Tailândia, e Iekaterinburgo, na Rússia.

“Considero que estamos lançando uma candidatura vencedora”, disse Patriota, que participa hoje (23) em Salvador do seminário Mercosul: Novas Perspectivas. Ele lembrou, porém, que será necessário vencer vários desafios, que são também obstáculos enfrentados pela humanidade, ressaltou.

“São Paulo é a síntese do século 21, com grande força da indústria, da agricultura e do setor primário, com seu dinamismo. Mas há desafios, que são [também] da humanidade, como a necessidade de desenvolver uma infraestrutura e [solucionar] alguns entraves, como a pobreza e o progresso social”, destacou o chanceler.

Patriota reiterou que São Paulo representa não só o Brasil, mas a América do Sul. “São Paulo é o centro industrial e financeiro brasileiro. É a maior cidade da América do Sul e tem todas as condições de organizar uma exposição universal à altura daquilo que se espera”, disse. Ele lembrou que eventos como a Expo2020 atraem a atenção da comunidade internacional. “Grandes eventos contribuem para atrair o interesse da comunidade internacional para aquele que organiza.”

A candidatura da cidade à sede da exposição foi defendida durante reunião na sede do Bureau International des Expositions (BIE), em Paris. Criado em 1928, o BIE é integrado por 157 países e tem a função de supervisionar demandas relativas à organização de grandes eventos internacionais.

Lançada em novembro do ano passado, a candidatura de São Paulo foi formalmente apresentada ontem. Há um ano, o Comitê São Paulo Expo2020 trabalha pela escolha da capital para sediar o evento. A definição será em novembro de 2013, em uma assembleia do BIE.

Edição: Graça Adjuto