Cessar-fogo permite primeira noite de tranquilidade na região da Faixa de Gaza

22/11/2012 - 7h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez, depois oito dias de conflitos intensos, a Faixa de Gaza e as comunidades israelenses que ficam ao seu redor tiveram hoje (22) a primeira noite e madrugada de tranquilidade. O clima de calmaria foi possível depois do acordo de cessar-fogo firmado pelas autoridades de Israel e representantes do Hamas. O acordo foi mediado pelos Estados Unidos, pelo Egito e por integrantes da comunidade muçulmana, no Cairo, capital egípcia.

Integrantes do Exército de Israel confirmaram que não houve atividades militares por parte dos israelenses na região de Gaza. No entanto, eles disseram que do lado palestino foram lançados pelo menos cinco mísseis no período das 21h à meia-noite de ontem (21). Após oito dias de confrontos, o balanço de mortos chega  a167 pessoas – 162 palestinos e cinco israelenses.

Paralelamente à trégua, o Exército israelense anunciou a detenção de 55 palestinos na Cisjordânia sob a acusação de atividades terroristas. Em comunicado, os militares acusam os palestinos de "atividades terroristas e violentas". Segundo os militares, os detidos pertencem a diferentes grupos terroristas.

Segundo relatos, as detenções de militantes palestinos na Cisjordânia são frequentes. As detenções ocorreram poucas horas depois da entrada em vigor do cessar-fogo entre o Hamas e Israel. Ontem, antes do cessar-fogo, houve momentos de tensão quando uma bomba explodiu um ônibus, no centro de Tel Aviv, local que em geral não é atacado. Na explosão, 23 pessoas ficaram feridas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto