CPI do Tráfico de Pessoas aprova quebra dos sigilos de suspeitos de intermediar adoções ilegais

20/11/2012 - 17h00

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas aprovou hoje (20) a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de Carmen Topschall e Bernhard Topschal. Eles são suspeitos de intermediar adoções ilegais no município baiano de Monte Santo.

O requerimento aprovado pela comissão também requer a quebra dos sigilos referentes às empresas que estão em nome dos dois acusados. O presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), disse que a quebra dos sigilos pode ajudar no esclarecimento da participação do casal em adoções ilegais em municípios do interior da Bahia.

“É preciso conhecer a fundo as atividades dessa mulher, algo que será fundamental para os nossos trabalhos. E vamos investigar isso, porque, naqueles casos concretos da Bahia, ela está no centro da polêmica”, ressaltou Jordy.

Convocados para depor na CPI, Carmen Topschall e Bernhard Topschal optaram por ficar calados.

A comissão também aprovou requerimento requisitando aos conselhos tutelares dos municípios baianos de Monte Santo, Encruzilhada e Euclides da Cunha cópias dos livros de registros de denúncias, com a identificação dos autores. Há suspeita de que o casal Topschall faça denúncias falsas para motivar processos de retirada de guarda de pais.

Também foi aprovada o convite à Neide de Jesus Carvalho, que mora em Euclides da Cunha, para depor. Ela é citada em dois processos de adoção irregular na Bahia.

Edição: Fábio Massalli