Pela legislação, alunos devem aprender sobre os símbolos nacionais

19/11/2012 - 7h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela legislação, as escolas públicas e particulares de todo o país devem ensinar o desenho e o significado da Bandeira Nacional, assim como o canto e a interpretação da letra do Hino Nacional. Em um colégio público de Brasília apontado como modelo, o Centro de Ensino Fundamental 5, na SQS 408, os estudantes dão aula de conhecimento e patriotismo quando perguntados sobre as formas e significados dos símbolos nacionais.

Os alunos do colégio têm a chamada hora cívica, que ocorre nos momentos de celebração de datas históricas do país. Porém, nas aulas diárias os símbolos nacionais também estão presentes, segundo a coordenação do colégio.

O estudante Ricardo Dias, de 12 anos, do 7º ano, disse que gosta da hora cívica porque faz parte do aprendizado da cultura brasileira. O colega de classe Felipe Correia, também de 12 anos, concordou com o amigo. “Acho muito importante para o estudante saber o que é ensinado na hora cívica. É importante para o país que forma novos cidadãos que eles sejam respeitosos com a pátria.”

A aluna Camila Oliveira de Carvalho, 11 anos, do 6º ano, detalhou o significado das cores e das estrelas da Bandeira Nacional.  “Acho super legal [participar da cerimônia da Bandeira Nacional] porque a gente pode representar o próprio país em nossa  escola”, disse ela. Kelly Cristina, de 12 anos, do 7º anos, também demonstrou respeito aos símbolos nacionais. “Eu acho importante porque representa respeito à bandeira, respeito à pátria.”

Maria Luísa Saraiva dos Santos, de 11 anos, também do 6º ano, lembrou que o branco no qual está a inscrição Ordem e Progresso representa a paz defendida pelo Brasil. “Acho muito importante para a gente saber o que isso significa. É a nossa bandeira”, acrescentou ela, cantando um trecho do Hino à Bandeira.

Para Graziele Gonçalves, de 13 anos, também do 6º ano, é importante conhecer não só a letra do Hino Nacional, mas também do Hino à Bandeira. Segundo ela, isso influencia no que se aprende sobre o Brasil. “Influencia e nós aprendemos mais. Na hora cívica, eu aprendo a cantar o Hino Nacional se os significado dos símbolos”, disse.

*Colaborou a equipe da Agência Brasil

Edição: Graça Adjuto